Adult Life

GESTÃO

ORÇAMENTO PESSOAL

CONTROLO FINANCEIRO

Orçamento pessoal
Como fazer o teu orçamento pessoal?

Um orçamento mensal escrito é uma ferramenta de planeamento financeiro que te permitirá saber quanto podes poupar mensalmente aliado e conhecer os teus hábitos de consumo.

Antes de mais deves reunir todos os papéis que se encontram dentro da categoria financeira como são exemplos: os extratos bancários, registos dos cartões multibanco, receitas dos últimos meses, em alguns casos os extratos de hipotecas e empréstimos também serão necessários.

Agora é hora de calcular o valor líquido que terás disponível a cada mês, ou seja, quanto recebes mensalmente sem o valor dos descontos? Se tiveres algum apoio social, ou pensão de alimentos, deverás adicioná-la também. Regista todas as tuas receitas, somando terás o valor mensal.

Encontrado o valor líquido disponível, é tempo de criares uma lista descritiva de todas as despesas mensais. Alguns exemplos que podem estar incluídos são:renda de casa ou valor de hipoteca, seguro do carro, compras de casa, cultura e entretenimento (Ex:netflix,spotify) transporte, etc. Dentro desta fase é importante distinguir as despesas fixas das variáveis.

Em caso de estares numa situação em que as tuas despesas são superiores às receitas, encontra áreas onde poderás cortar, certamente será mais fácil analisares as tuas despesas variáveis, um exemplo muito prático são as despesas por ir comer fora, aqui poderás ir menos vezes de forma a poupares no teu orçamento mensal.

Money tracking
O que é?

Para atingirmos a autonomia financeira, passamos sempre por uma fase de avaliação do nosso orçamento pessoal. Nesse processo quase sempre sonhamos e delimitamos objetivos futuros onde iremos investir o nosso dinheiro. Ter objetivos financeiros implica planear o futuro, criando uma finalidade para o dinheiro e analisar o que vai ser preciso receber e poupar para atingir este fim.

Se desejas atingir algum objetivo financeiro, necessitas primeiramente de ter a noção do valor das tuas receitas mensais e das tuas despesas. Para facilitar este processo e de alguma forma determinar o sucesso do mesmo, deves criar hábitos financeiros saudáveis; Um dos hábitos mais importantes a introduzir neste processo é monitorar o dinheiro.

O processo de monitorar significa manter um registo das tuas receitas e despesas mensalmente. Isto irá permitir identificar maus hábitos ao nível dos gastos e fazer ajustes para melhorar as finanças pessoais.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE MONITORAR O DINHEIRO?

Tornar-se responsável pelos teus gastos e ganhar consciência das tuas atitudes financeiras;
Aprender a controlar as finanças pessoais;
Conseguir identificar quais são as áreas problemáticas onde deves intervir;
Monitorar as despesas ajuda a manter se dentro do orçamento pessoal;
Permite avaliar o progresso no caminho para atingir os objetivos financeiros;
Evita riscos e melhora a segurança financeira;
Funciona como um incentivo a aumentar as tuas poupanças;
Evita dívidas.

Técnicas de monitorização do dinheiro

  • Criar um orçamento pessoal mensal; Categorizar as despesas fixas e variáveis;
  • Avaliar onde é gasto a maioria do dinheiro que corresponde às despesas variáveis;
  • Coloca objetivos de poupança a curto prazo e longo prazo;
  • Manter o controlo do dinheiro como um evento contínuo ou seja analisar periodicamente os gastos é a melhor forma de controlar o orçamento pessoal;
  • Utilizar APPS de money tracking é uma forma de tornar este processo mais simples;
  • Em caso de falta de adaptação às metodologias tecnológicas usar orçamentos em papel pode ser uma solução para continuar a monitorar periodicamente o orçamento pessoal;